terça-feira, 29 de outubro de 2013

A Tua Vara E o Teu Cajado Me Consolam !!


No Salmo 23 há um verso que diz: “A tua vara e o teu cajado me consolam.” A ovelha é um animal muito vulnerável. Ela não tem meios próprios de defesa. É presa fácil para qualquer animal feroz. Por esta razão, a ovelha é temerosa. O pastor sempre carrega consigo um bastão pesado e duro, de cerca de sessenta centímetros a um metro de comprimento. Quando Davi escreveu este Salmo, provavelmente estava se lembrando da necessidade que ele próprio tivera de usar aquela vara. Em 1 Samuel 17, ele conta a Saul como matara um leão e um urso para proteger seu rebanho.

A ovelha sente-se instintivamente protegida pelo cajado e pela vara que o pastor carrega. E o conforto de saber que o pastor é capaz de solucionar qualquer emergência que surgir.

Como o apóstolo Paulo, sinto muito conforto em dizer: “Ora, aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos, conforme  o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória...” (Ef. 3:20).
O mal parece estar dominando o mundo hoje. Nós todos estamos temerosos, e muitas vezes temos uma forte sensação de desamparo. É então que encontramos grande consolo em pensar no poder de Deus. 


A história de Moisés, o homem que mudou o destino da humanidade, usando o seu cajado e a sua fé em Deus. Moisés tinha 80 anos, era Pastor de ovelhas, e estava refugiado no deserto, quando Deus apareceu numa planta ardente e o convida para libertar os hebreus do julgo do Faraó. Ele colocou muitos obstáculos para Deus agir em sua vida. Diante de tanta teimosia, Deus pergunta o que ele tinha em mãos, responde que é uma vara. Deus ordena que a jogue no chão, imediatamente ela se transforma em uma cobra. Deus, mais uma vez, ordena que a pegue pelo rabo; como pegar uma cobra pelo rabo, se nem os especialistas do Butantã fazem tamanha loucura, geralmente pega-se pela cabeça? Num ato de coragem pega a cobra e, imediatamente, volta a ser a sua vara de Pastor de ovelhas. Daquele dia em diante, Moisés foi outro homem. Com aquela simples vara, derrotou as serpentes dos mágicos do Faraó, abriu o Mar Vermelho, fez brotar água na rocha. O resto da história você já sabe. O que o velho Moisés tem a ver conosco? Tudo. Geralmente, colocamos uma série de desculpas para explicar o nosso comodismo, sempre faltando isto ou aquilo para alcançarmos o sucesso desejado. Normalmente, o culpado é o outro, nunca somos os culpados. É hora de ver o que temos em mãos, não importa a idade, a profissão, a raça, o grau de escolaridade ou a situação financeira.
O difícil é começar. A exemplo de Moisés, o que temos em nossas mãos? Reflitam um pouco mais sobre o dia a  dia que Deus nos dá a cada novo dia…. Sempre podemos fazer a diferença….. 
Deus é minha salvação: a quem temerei?
Em trevas, em tentação, ele é a minha luz e o meu socorro
Embora as hostes malignas se acampem ao meu redor
Estou firme na batalha
Nenhum temor pode me abalar, Com Deus à minha direita.

“A tua vara e o teu cajado me consolam” — esta frase dissipa em meu coração toda a ansiedade e o temor do futuro! 

 O povo de Deus anda para frente. Não retrocede! "... Dize aos filhos de Israel que marchem" (Êxodo 14.15)

Leiam ainda:
Êxodo 14:15-20
Êxodo 14:27-31
2 Crônicas 20.20
João 6:22-26
João 20.29



Nenhum comentário:

Postar um comentário

BETEL - Casa De Oração

BETEL - Casa De Oração