sábado, 2 de novembro de 2013

Aprendendo a Escutar a Deus !!

   

Escutar a Deus é uma experiência de primeira mão. Quando ele pede sua atenção, Deus não quer que você envie um substituto; do tipo: "irmão ore por mim”, Ele quer você. Ele o convida à tirar um tempo no esplendor dele. Ele o convida a sentir o toque da mão dele. Ele o convida a festejar à mesa dele. Ele quer passar tempo com você. E com um pouco de prática ou a constância da mesma, seu tempo com Deus pode ser o ponto alto do seu dia. É preciso porém acreditar de todo o coração que Deus realmente fala conosco e estarmos atentos para que possamos receber resultados que buscamos sem titubear. Mas para isso será necessário fazermos uso de alguns utensílios (ferramentas). Equipados com as ferramentas certas, nós podemos aprender a escutar a Deus. Quais são essas ferramentas? Aqui vão  algumas delas que serão de grande utilidade pra sua vida:

Algum período do dia e um lugar, constantes. Escolha um horário na sua agenda e um canto de seu mundo, e reserve-os para Deus. Para alguns pode ser melhor fazer isto pelas primeiras horas da manhã. “Eu, porém, Senhor, clamo a ti, e de madrugada te envio a minha oração” (Salmos 88:13). Outros preferem à noite. “E buscou David a Deus pela criança; e jejuou David, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra” (II Samuel 12:16). Outros preferem muitos encontros durante o dia. Aparentemente Davi sentia e sabia disso, Salmo 55:16 e 17 “Mas eu invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. (v.17) De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz”. Agora entendemos porque Davi andava segundo coração de Deus . Outro exemplo de oração se vê na vida do profeta Daniel, “Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas, da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer” (Daniel 6:10). 


Alguns se sentam debaixo de uma árvore, outros na cozinha, ou até no banheiro; Talvez em sua viagem ao trabalho ou na sua hora de almoço vêem estes horários apropriados, para buscar ao Senhor (Mateus:6:6). Busque um tempo e lugar que pareçam certos para você, faça dele o seu quarto reservado de oração, para terdes um particular com o Senhor. Quanto tempo você deve separar? O quanto você precisar. Dê mais valor à qualidade do que à quantidade de tempo. Seu tempo com Deus deve durar o suficiente para você dizer o que você quer e para Deus dizer o que Ele quer de você também. "Ele me invocará e eu lhe responderei" (Salmos 91:51). 

Uma Bíblia aberta

Já ouvimos muitos pregadores dizerem: “Que a Bíblia fechada é um livro; mas, aberta, é a boca de Deus falando”. Deus fala conosco pela Palavra dele. O primeiro passo, para ler a Bíblia é pedir a Deus para ele lhe ajudar a entender a Palavra. João 14:26 “Mas, aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”. Antes de ler a Bíblia, ore. Não vá para a Escritura procurando suas próprias ideias; vá procurar o que Deus quer pra sua vida. Também, leia a Bíblia com cuidado. Jesus nos falou: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á . (v.8) Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, se abre" (Mateus 7:7-8).

Deus recomenda aqueles que meditam na Palavra “dia e noite” (Salmos 1:1-2) “BEM-AVENTURADO o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores (v.2) Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”. A Bíblia não é um jornal a ser lido superficialmente, mas uma mina onde procuramos seu tesouro. “Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, (v.5) Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus" (Provérbios 2:4-5). Eis um ponto prático. Estude a Bíblia um pouco de cada vez. Deus parece enviar mensagens como ele fez com o maná: numa porção suficiente para cada dia. Ele provê “Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra: um pouco aqui, um pouco ali” ( Isaías 28:10). Escolha profundidade ao invés de quantidade (vários capítulos). 

Leia até que um versículo lhe “toque”, então pare e medite nisto. Copie o versículo numa folha de papel, ou escreva em seu diário, e reflita nele várias vezes. Uma passagem das escrituras pode ensinar e muito a você, medite com atenção e carinho e ouça através da leitura o que Deus deseja alar com você! Eu aprenderei o que Deus pretende que eu aprenda? Se eu escutar, sim! 
Não desanimes se sua leitura render uma colheita pequena. Há dias em que uma porção menor é tudo que nós precisamos. Uma menina novinha voltou do primeiro dia na escola. A mãe dela perguntou, “Você aprendeu alguma coisa"? “Acho que não”, a menina respondeu. “Eu tenho que voltar amanhã e no dia seguinte, e no dia seguinte …” com a Palavra de Deus jamais será diferente. Tal é o caso com a aprendizagem. E tal é o caso com o estudo da Bíblia. O entender vem aos poucos, durante uma vida toda. O segredo aqui é ser sempre aluno. 

Um coração atento


 Há uma terceira ferramenta para ter um tempo produtivo com Deus. Nós precisamos não só de um tempo constante e uma Bíblia aberta, nós também precisamos de um coração atento. Não esqueça da advertência de Tiago: “Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito” (Tiago 1:25). Nós sabemos que estamos escutando a Deus quando aquilo que nós lemos na Bíblia for o que outros veem em nossas vidas. Paulo chamou seus leitores a porem em prática o que eles tinham aprendido dele. “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco”(Filipenses 4:9). Eu quero animar você a fazer o mesmo. Passe tempo escutando a Deus até que você receba sua lição para o dia - e então, pratique-a.


O Senhor quer te encher do poder, unção para que possais estar revestidos, pois estamos vivendo os últimos tempos e precisamos nos preparar a cada dia. Venha buscar a sua vitória, pois todos os que perseveraram alcançaram a benção tão esperada e não será diferente na sua vida!


         "Sacia-nos de madrugada com a tua benignidade, para que nos regozijemos, e nos alegremos todos os nossos dias" (Salmos 90.14).

        "Eu, porém, Senhor, clamo a ti, e de madrugada te envio a minha oração" 
(Salmo 88.13).

    Mas, se tu de madrugada buscares a Deus, e ao Todo-poderoso pedires misericórdia (Jó 8.5).

“Orai sem cessar” (1Tes 5.17).

        “Se fores puro e reto, certamente logo despertará por ti, e restaurará a morada da tua justiça. Mas, se tu de madrugada buscares a Deus, e ao Todo-poderoso pedires misericórdia” (Jó 8.5,6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BETEL - Casa De Oração

BETEL - Casa De Oração