E aconteceu que Ezequias, tendo-o ouvido, rasgou as suas vestes, e se cobriu de pano de saco, e entrou na Casa do SENHOR (2 Reis. 19.1).
A ameaça era, ao mesmo tempo, grande, forte e desproporcional. Quem poderia enfrentar o rei do maior império do mundo, que já durava 13 séculos? Senaqueribe dominava as nações que desejava e não encontrava quem fizesse frente a ele e a seus interesses. Ele fazia o que queria e, na sua prepotência, resolveu estender seu domínio ao território que o Senhor dera ao Seu povo.
A decisão de Senaqueribe não era envergonhar apenas Ezequias, mas também o verdadeiro e único Deus. Que insensato! Aquele líder esnobe não sabia que os que o Senhor levanta para comandar o Seu povo têm acesso livre e contínuo a Ele e, se Lhe falarem, Ele vem em seu socorro. Afinal, o Altíssimo ouve quem crê em Suas promessas quando reivindica o Seu direito. Portanto, não aceite ameaças em sua vida.
Nenhum filho do Altíssimo deve dar ouvidos ao que o inimigo diz, pois, ao ser confrontado pelo maligno, ele pode resistir à agressão e prevalecer contra a vontade de Satanás. Foi para isso que recebemos o poder do Espírito Santo; com ele, podemos derrotar toda investida satânica. Essas não são somente palavras bonitas; elas colocam o poder de Deus em ação!
Naquele tempo, em que os eventos históricos tipificavam o que acontece hoje, era costume rasgar as vestes, em uma demonstração de humildade e confiança em buscar o Senhor. Atualmente, temos de rasgar o coração para que todo pecado que nos enredou seja tirado (Joel 2.13). Desse modo, podemos vencer as tentações do inimigo. Não há como sermos derrotados se temos o Onipotente ao nosso lado.
As vestes espirituais nos são dadas para cobrir nossa nudez espiritual. Ezequias vestiu-as, e elas simbolizam humildade e submissão ao Senhor. As vestes que devemos usar em oração – os mandamentos e as promessas que recebemos do Senhor – são as de servos corajosos. Com elas, estamos equipados para guerrear contra as forças do mal (Ef 6.11-18). Revestidos de toda a armadura de Deus (Ef 6.11), somos indestrutíveis nas batalhas.
Quem persevera na casa de Deus tem condições de resolver todos os seus problemas. Isso porque, diante do Senhor, basta apresentar-Lhe as suas queixas, e, sendo elas procedentes, Ele não permitirá que você saia de mãos vazias. O Pai celeste tem prazer em executar a justiça quando os Seus servos cumprem o que lhes é devido.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário